Voltar à página inicial

Clima & Tráfego
Versão em .pdf para download
 
Holanda, 25/09/2007

 

25/09 - Wilders diz que Máxima é "politicamente correta"

A princesa Máxima da Holanda, esposa do princípe-herdeiro Willem Alexander, demonstrou apoiar oficialmente a sugestão do Comitê Científico para Assuntos Governamentais (WRR, sigla em holandês), de que os povos habitantes dos Países Baixos devem apegar-se ao que têm em comum, para facilitar a convivência entre as diversas culturas, no País.
 
Para Máxima, uma "identidade holandesa", como pregam os clichês, não existe. "Contra um biscoito para o chá", citou a princesa referindo-se à notória sovinice holandesa, "Há  enorme hospitalidade e calor(humano). As casas holandesas possuem janelas grandes e sem cortinas, mas, ao mesmo tempo, os holandeses sabem preservar a privacidade".
 
A fala da princesa de origem argentina ganhou o noticiário local e despertou reação de Geert Wilders, político de idéias e atitudes polêmicas. Wilders, um radical de direita que prefere uma Holanda livre de influências estrangeiras, disse que a princesa, apesar da boa vontade, havia apenas "soltado uma ladainha politicamente correta".
 
Na Holanda, a questão da dupla nacionalidade divide opiniões. Enquanto pessoas como Geert Wilders acham que a cidadania de dois países afeta a lealdade para com os dois, os técnicos do WRR defendem que a posse de dois passaportes distintos está em sintonia com a globalização. "A pessoa pode muito bem estar ligada à Holanda, sem que isso signifique um rompimento com seu passado", disse um porta-voz da instituição.

Fonte: ANP
Redação: Arnild Van de Velde


Notícias em Holandês


.: Importante :.

Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2006 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.

Clima no Brasil
Conversor
de moedas

UCC