Voltar à página inicial

Clima & Tráfego
Versão em .pdf para download
 
Holanda, 27/09/2007

 

27/09 - Governo aperfeiçoa exame para carteira de motorista

O Ministro dos Transportes   ("Verkeer en Waterstaat") anunciou novas regras para concessão da carteira de motorista. A partir do ano que vem, o candidato a um documento de habilitação holandês deverá não somente comprovar domínio da técnica de conduzir um veículo, mas também que tem iniciativa própria e que sabe prever riscos no trânsito. A efetividade das mudanças será avaliada dentro de um ano.

Proposta pelo Centraal Bureau Rijvaardigheid (CBR), o Detran holandês, a reforma entrará em vigor em 1. de janeiro de 2008. Com ela, espera-se reduzir os índices de acidentes automobilísticos envolvendo motoristas recém-habilitados. Um período de transição de três meses permitirá ao candidato escolher entre o velho e o novo exame. A partir de 1/4/2008, porém, só o último terá validade. O preço continuará o mesmo.

Mudança gradual

Já em anos anteriores, o governo vinha adotando medidas para diminuir as ocorrências de acidentes com motoristas de primeira viagem. A   introdução da "carteira de motorista iniciante" e o limite diferenciado para o consumo de álcool são as de maior destaque. Enquanto motoristas experientes contam com uma tolerância de 0,5 mililitro (teste do bafômetro), os estreantes não devem ultrapassar os 0,25, no mesmo teste.

A partir de 2008, tão importante quanto dominar a técnica de dirigir serão: a capacidade de reconhecer riscos e agir, enfrentar engarrafamentos e dirigir com consciência ambiental. Nas próximas quatro semanas, o CBR vai instruir as auto-escolas sobre o novo método, em seis simpósios em todo o País.

Na parte teórica, o exame enfatizará os perigos do trânsito. Candidatos à carteira tipo B (motorista comum) terão oito segundos para examinar uma fotografia de situação prática   e escolher a reação adequada: frenagem, diminuição da velocidade, ou nada a fazer. A princípio, o exame da fotografia não contará pontos; mas a partir da metade do ano que vem, o   número de imagens aumentará e sua avaliação influirá no resultado.  Os  engarrafamentos são outro destaque da nova prova. O tema está diretamente ligado às   campanhas públicas por meio das quais o motorista toma conhecimento do que se espera dele numa situação de trânsito congestionado.

Testes com mais de cem candidatos, instrutores, examinadores e motoristas experientes demonstraram que as inovações do exame avaliam bem   as diferenças entre candidatos que dirigem com responsabilidade e aqueles  que não têm "feeling". Motoristas experientes constataram que os novos temas do exame são justamente aqueles que tiveram que aprender na prática.

Fonte: Ministerie van Verkeer en Waterstaat
Redação: Arnild Van de Velde


Notícias em Holandês


.: Importante :.

Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2006 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.

Clima no Brasil
Conversor
de moedas

UCC