Voltar à página inicial

Clima & Tráfego
 
Holanda,14/05/2010


 

Velório e despedida dos brasileiros assassinados

da Redação

 

(16/05 - Atualizado às 17h) - Na igreja Jozefkerk em Enschede na terça-feira, dia 18/05, haverá um velório público para os brasileiros assassinados em uma tragédia familiar.

Logo após o culto as pessoas poderão se dirigir em procissão à casa Funerária Vredehof na rua Tromplaan. Lá os familiares e amigos poderão se despedir da mãe, Adriana Corrêa Barros, do filho, Sávio Barros Silva e da tia, Eliane Carolina Corrêa Marques que foram brutalmente assassinados na noite da última quinta-feira.

De lá os três corpos seguirão para serem sepultados no Brasil. O culto na igreja Jozefkerk começará às 17h e é aberto a todos que queiram prestar suas últimas homenagens aos mortos.

Endereço da Jozefkerk: Oldenzaalsestraat 125 , 7514 DP Enschede

 

Brasileiros assassinados na Holanda

Da redação

A população da cidade holandesa de Enschede, localizada na província de Overijssel, na fronteira com a Alemanha está em estado de choque. Na noite da última quinta-feira, por volta de 23h (18h de Brasília), os paraenses Adriana Corrêa Barros (36 anos), sua irmã Eliane Carolina Corrêa Marques (18) e, seu filho Sávio Barros Silva, que comemorava seu aniversário de 9 anos, foram brutalmente assassinados a tiros, dentro do apartamento em que Adriana morava com Sávio, por um cidadão holandês, Christian Dega de 33 anos.  Na festa em família havia mais quatro convidados que se esconderam em um outro cômodo da casa quando esta foi invadida por Dega, ex-companheiro de Adriana.

De acordo com uma amiga de Adriana "no dia do crime, Christian Dega estava rondando o apartamento onde Adriana morava, mas ela não quis chamar a polícia imediatamente porque ele tinha um mandado judicial que o proibia de chegar perto dela. Dega quebrou o vidro do quarto de Savio e entrou no local quando a amiga ligou para a polícia. Assim que ele viu a polícia chegar ele disparou os tiros".

A amiga tentou levar Sávio para o outro cômodo, mas ele recusou sair de perto da mãe. Dega atirou no garoto, na mãe e na tia dele, logo em seguida ele se matou diante das pessoas que lá estavam deixando-as em estado de choque. Eliane passava férias na casa da irmã na Holanda e estava com passagem de volta para Belém para este domingo. A polícia de Enschede foi chamada às 23h mas ao chegar ao local já se deparou com os quatro corpos.

A família dos paraenses mora em Marituba, interior do Pará e, está não só abalada com a notícia, mas também revoltada com a Justiça holandesa, já que Christian havia sido denunciado e preso várias vezes nos últimos três anos por fazer ameaças a Adriana. 'Sabiam que Christian era um psicopata e ninguém fazia nada', lamentou a mãe de Adriana e Eliane e avó de Sávio, Terezinha Barros, de 56 anos.

De acordo com Terezinha, que é professora aposentada 'Christian não aceitava de jeito nenhum o fim da relação'. Há três anos Adriana, que vivia legalmente na Holanda desde 2003, havia se separado dele, desde então ela sempre recebia ameaças.

Adriana se mudou para a Holanda em busca de melhores condições de vida em 2001 e assim que chegou conheceu Christian, logo eles passaram e viver juntos. O filho Sávio ficou no Brasil com o pai até que Adriana resolveu levá-lo à Holanda, em 2006, para viver com ela e ali estudar.

Depois de separada, Adriana ganhou da prefeitura da cidade um lugar para morar e uma pensão para sustentar a si e o filho, que já eram naturalizados holandeses à época. De acordo com amigos ela estava muito bem e não tinha planos de voltar porque o menino frequentava a escola e estava totalmente adaptado ao país, ela não via vantagem em voltar. Os familiares, dizem que Adriana de vez em quando mandava passagens aéreas para que os irmãos fossem visitá-la, é por essa razão que Eliane, a quem Terezinha chama carinhosamente de 'princesa', estava lá pela segunda vez. 'Há três meses ela ligou pedindo para que Eliane viajasse para lá e levasse comidas e outras coisas do Pará. Ela foi, ficou com a irmã esse tempo e, há uma semana, ligou dizendo que queria voltar, estudar e ficar no Brasil. As duas me ligavam bastante, mas esta semana a Adriana ligou mais vezes e ficava dizendo que estava bem, mas que Christian estava louco, perseguindo ela a todo lugar', lembra a mãe das duas.

A notícia chegou ao Consulado Geral do Brasil em Roterdã ao final da tarde de sexta-feira (por volta de meio-dia horário de Brasília). O crime foi comunicado às autoridades brasileiras pela polícia de Enschede. Todas as informações foram repassadas a Brasília, diretamente ao Ministério das Relações Exteriores que pediu à Divisão de Assistência Consular que acompanhasse o caso juntamente com a polícia da cidade holandesa.

Depois de uma reunião do prefeito de Enschede, neste sábado de manhã, com autoridades consulares do Brasil na Holanda e com moradores do local, ficou decidido que a prefeitura da pequena cidade, arcaria com todas as despesas do traslado dos corpos e que inclusive pagaria as despesas da mãe das brasileiras para que pudesse recolher todos os pertences pessoais das filhas e do neto na Holanda.

Os corpos deverão chegar a Belém do Pará nesta próxima quarta-feira, de acordo com informação de uma amiga da família.

No forum de discussão da comunidade do site "Brasileiros na Holanda" a revolta, por parte de seus membros, é grande, todos comentam que acham a polícia holandesa muito devagar em suas ações e que a justiça holandesa jamais deveria ter deixado que o ex-namorado ficasse preso por tão pouco tempo, que se eles tivessem dado maior atenção às reclamações de Adriana essa tragédia poderia ter sido evitada.

15/05/2010

Vídeo da notícia em holandês:

Resumo da notícia em holandês:

Dader Enschede bedreigde vrouw vaker

ENSCHEDE (ANP) - De vermoedelijke dader van de moord op twee vrouwen en een kind donderdag in Enschede had ongeveer zes jaar lang een relatie met een van de vrouwen. Toen al was er sprake van huiselijk geweld. In de afgelopen jaren is er tussen de vijf en tien keer contact met de politie geweest. Aan de relatie kwam ongeveer een half jaar geleden een einde.
Dat bleek vrijdag tijdens een persconferentie van politie en het Openbaar Ministerie (OM) in Enschede. De twee gedode vrouwen van 18 en 35 jaar en het 9-jarige zoontje van de oudste vrouw komen allen uit Brazilië. Ook de twee andere vrouwen en de twee kinderen die in de woning waren, zijn Braziliaans.

De gedode vrouw en haar kind kwamen in 2003 naar Nederland. De vermoedelijke 33-jarige dader, die ook is omgekomen, is van Italiaanse komaf maar geboren in Enschede.

Schietpartij Enschede: Politie had vaak contact met dader familiedrama


Notícias em Holandês


.: Importante :.

Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2010 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.

Clima no Brasil
Conversor
de moedas

UCC